A verdade que ninguém te contou sobre alimentação e imunidade
- Ana Carvalho
- 7 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2021

Com a pandemia do COVID19 muitas pessoas tem procurado informações sobre como aumentar a imunidade com a alimentação. Tenho recebido mensagens de gestantes e mamães preocupadas e desejando encontrar na alimentação alternativas para melhorar sua imunidade e a imunidade dos seus filhos.
A verdade é que não existe um alimento capaz de proteger ou evitar a contaminação por microrganismos, entretanto, uma alimentação saudável é primordial para manter a saúde e o funcionamento do sistema imunológico em ótimas condições. Isto porque alguns nutrientes como: vitaminas A, C, D, E, zinco, cobre, cálcio, magnésio, ômega 3, dentre outros; atuam como constituintes de células de defesa, como antioxidantes e como mediadores em processos inflamatórios e/ou na resposta imune. Por isto:

--> Amamente por 2 anos ou mais. Mesmo que seja apenas uma vez por dia. O leite materno além de conter anticorpos que protegem contra infecções, também contribui com o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê. Se não puder amamentar, converse com sua nutricionista sobre a necessidade de dar probiótiocos para o seu bebê.
--> Cuide para que você e seu pequeno tenham uma alimentação colorida, diversificada, baseada em alimentos in natura, e rica em: frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixes, carnes magras e oleaginosas. Grande parte das vitaminas e minerais que colaboram com o sistema imune estão presentes nestes alimentos.
-->Abuse dos temperos naturais como cebola, alho, gengibre, açafrão; estes além de deixar os alimentos mais saborosos têm substâncias imunoprotetoras.
-->Tome sol com seus filhos, se for possível fazer isto sem sair de casa. Precisamos da luz solar para produzir vitamina D, uma vitamina importante para imunidade e diversas funções orgânicas. Consumir gema de ovo, queijos e leite fortificado com vitamina D também pode ajudar. Se estiver difícil tomar sol sem sair de casa, verifique com sua nutricionista se é preciso fazer a suplementação.

--> Por fim, tente respirar...medite... se acalme o estado de espirito também pode influenciar positivamente na imunidade.
Com amor
Ana Carvalho
Nutricionista Materno Infantil
Opmerkingen