6 Motivos para oferecer fruta ao invés de suco para o seu bebê
- Ana Carvalho
- 4 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Alerta de polemica!!

Provavelmente as vovós se lembram que os pediatras de antigamente prescreviam suco de laranja lima na introdução alimentar. Esta prescrição, há 30 – 40 anos, se justificava na necessidade de prevenir deficiência de vitamina C provocada pelo alto índice de desmame precoce somada a baixa qualidade e pouca disponibilidade de fórmulas lácteas infantis da época.
Hoje sabemos que nenhum alimento é comparável ao leite materno e que o ideal é que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses de idade e complementada com por dois anos ou mais. Quando a amamentação não é possível, o bebê deve receber uma formula láctea prescrita pelo pediatra ou nutricionista materno infantil, mesmo nestes casos, como as fórmulas hoje são muito melhores, não é recomendado a introdução de nenhum outro alimento antes dos 6 meses de idade.

Mas, e suquinho?
O consumo de suco, ainda que natural, não traz nenhum benefícios a saúde, por isto a recomendação da organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de pediatria é que:
-->NÃO se ofereça sucos para crianças menores de 1 ano de idade.
-->Evite oferecer sucos para crianças entre 1 -3 anos de idade.

Para te ajudar, listei 6 motivos para você preferir oferecer fruta a suco para o seu bebê:
1- A fruta propicia ao bebê o contato e reconhecimento do alimento no seu formato real, isto contribui para a formação de um comportamento alimentar saudável.
2- Ao comer a fruta o bebê tem diversas experiências sensoriais com as texturas e formas e a possibilidade de exercitar a musculatura da boca e do rosto.
3- Na fruta, o bebê consome uma quantidade de fibras bem maiores que no suco, principalmente se o suco for coado, o que ajuda a prevenir constipação intestinal.
4- O consumo de sucos adoçados na infância aumenta a chance de a criança desenvolver cárie dentária, obesidade e outras doenças crônicas.
5- O consumo de suco pode dificultar a aceitação de água pura, levando a um consumo excessivo de suco para matar a cede, o que está relacionado ao ganho excessivo de peso.
6- O consumo de suco em horários próximos a refeição pode deixar a criança satisfeita e diminuir a sua aceitação de outros alimentos.
Te convenci que fruta é melhor que suco?
Conta aqui nos comentários e envia este post para as vovós e vovôs de plantão.
Com amor
Ana Carvalho
Nutricionista Materno Infantil

Comments