3 Motivos para não oferecer açúcar para o seu bebê
- Ana Carvalho
- 4 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Apesar do uso do açúcar não ser recomendado para crianças menores de 2 anos de idade, a oferta deste para os bebês ainda é comum. Isto acontece em parte porque o açúcar está escondido em muitos alimentos industrializados que ganharam fama como alimentos para crianças, quando a propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil não sofria nenhum controle governamental.

Além disso, existe o pensamento equivocado de que o bebê pode “ficar com vontade” de comer algo que vê outras pessoas consumindo e a cultura de atrelar guloseimas a conforto e carinho. Meu filho mesmo foi presenteado por familiares com ovos da páscoa com menos de 1 ano de idade (eu e meu companheiro que comemos :D).
Com a proximidade da páscoa, a propaganda de doces e chocolates aumenta bastante e estes acabam estando mais presentes nas casas das famílias. Por isto, listei os 3 principais motivos para você não oferecer açúcar para o seu bebê:

1 – Risco aumentado de obesidade e outras doenças crônicas. O consumo de açúcar nos primeiros anos de vida aumenta a chance da criança apresentar um ganho de peso excessivo e/ou obesidade na infância, e consequentemente de desenvolver obesidade, diabetes e outras doenças crônicas na vida adulta.
2- Saúde Bucal. O consumo de açúcar na infância pode desencadear a formação de placas bacterianas entre os dentes e cáries. Estas são condições que provocam dor e impactam negativamente na alimentação e na saúde da criança como um todo.
3 - Desenvolvimento do paladar. Os bebês têm preferência pelo sabor doce desde o nascimento, até o leite materno tem o sabor adocicado. O uso de açúcar durante a alimentação complementar pode fazer com que o bebê tenha dificuldade em aceitar legumes, verduras e outros alimentos saudáveis que não tem o sabor doce.
Gostou da dica? Então compartilhe esta informação com seus parentes e amigas, assim ajudaremos cada vez mais os nossos pequenos a crescerem cheios de saúde.
Com amor
Ana Carvalho
Nutricionista Materno Infantil
CRN3: 711/20
Comments