Fertilidade: como melhorar? (infertilidade: como melhorar?)
- Ana Carvalho
- 29 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Muitos casais, após tentar engravidar várias vezes sem sucesso, buscam por especialistas em fertilidade e acabam descobrindo que seus exames estão normais, e que não existe nenhum motivo aparente para a gestação não acontecer.
Bom, se você e seu(a) parceiro@ estão nessa situação, é importante que vocês saibam que a infertilidade pode ter origem na alimentação e estado nutricional do casal, e que as causas nutricionais da infertilidade muitas vezes não ficam claras nos exames tradicionalmente e utilizados para essa investigação.
Para te ajudar, vou lista as seis principais causas de infertilidade relacionas a nutrição:
1 - Sobrepeso/Obesidade
No homem o processo inflamatório crônico promovido pela obesidade, pode desencadear uma alteração na morfologia dos espermatozoides e diminuir a qualidade do sêmen. Na mulher, a obesidade pode prover alterações hormonais que impedem ou diminuem ovulação.
2 - Consumo de bebidas alcoólicas e de cafeína
Ambos estão relacionados a diminuição da qualidade do sêmen, além disso, o consumo de cafeína aumenta o risco de aborto e piora a endometriose, condição feminina que se não manejada adequadamente, pode prejudicar a fertilidade.
3- Deficiências Nutricionais
Muitos nutrientes estão envolvidos no desenvolvimento dos espermatozoides, na maturação dos óvulos e na capacidade do corpo feminino de manter o embrião, e a deficiência de algum deles pode impactar negativamente na fertilidade. Deste vale destacar: vitamina D, Coenzima Q10, Vitamina B12, Zinco, Selênio, Metilfolato, Tiamina, Biotina e Carnitina.
4- Baixo peso/Desnutrição
Ligado ao baixo consumo de energia e proteína, geralmente está associado a deficiências nutricionais que afetam a capacidade reprodutiva do casal. Além disso, na mulher, se o baixo peso vem acompanhado de uma porcentagem de gordura corporal muito baixa, podem ocorrer alterações hormonais que impedem a ovulação.
5- Alimentação Inflamatória
Uma alimentação rica em industrializados, carne vermelha, corantes, sal, açúcar, etc, contribui para o desenvolvimento de deficiências nutricionais; aumenta a inflamação orgânica; piora alergias; aumenta a resistência à insulina e altera uma série de processos metabólicos e hormonais que podem levar a uma diminuição na qualidade do óvulo e do espermatozoide, ocasionando infertilidade ou abortos.
6 - Toxinas Ambientais
Estudos mostram que metais pesados (presentes em produtos de beleza), agrotóxicos, pesticidas e o plástico aumentam o estresse oxidativo e podem alterar o perfil hormonal do homem e da mulher diminuindo a fertilidade.
Todos estes pontos precisam ser investigados e manejados adequadamente para aumentar a chances do tão sonhado positivo chegar, e da gestação se desenvolver de forma saudável e sem intercorrências.

Importante: mesmo que o casal opte pela FIV, os cuidados com estes pontos antes da implantação do embrião são importantes para o sucesso da fertilização.
Por isso, tenha ao seu lado uma nutricionista gestacional.
Gostou das informações?
Então compartilhe com suas amigas tentantes, assim ajudamos elas a chegarem ao tão sonhado positivo.

Com amor
Ana Carvalho
Nutricionista
Commentaires